28 outubro 2012

GERMINADOS: OS SUPER ALIMENTOS MARAVILHA!


Em toda a minha carreira como nutricionista e terapeuta holística, nada teve tanto impacto e me proporcionou tanta motivação em termos de conhecimento como os geminados.
Apesar de ser de uso milenar, pouco se fala sobre germinados no dia-a-dia e no bom senso comum quando se elaboram condutas sobre a boa prática alimentar para a população geral, como a roda ou a pirâmide dos alimentos.
Quero levar este conhecimento sobre a saúde ao alcance de todos. Além de ser um método fantástico de elevar o teor nutritivo dos alimentos, é também uma forma muitíssimo simples de auxiliar no combate de diversas doenças, entre elas o cancro.
Poucos de nós sabem que com uma ação tão simples, como adicionar germinados à nossa dieta, trata-se do caminho mais fácil para uma vida mais saudável, sem necessariamente gastar mais por isso!
Mais brotos em nossa alimentação, significa: mais proteínas e enzimas (tão importantes para todo o funcionamento do corpo), além de vitaminas, minerais e outros diversos nutrientes importantes com propriedades anti-oxidantes. Sim, brotos!!!
CAMPEÕES DE NUTRIENTES.
NADA, repito NADA no reino alimentar, possui maiores concentrações de nutrientes por miligrama. Esses pequenos reis da mesa, deveriam ser a forma natural com que nos alimentamos. Cozinhar demais e processar os
alimentos é, acredito eu, uma das principais causas da proximidade da doença em nossa era.
Os brotos das sementes (início do processo de germinação e crescimento) possuem maior valor nutritivo do que os legumes/vegetais de tamanho normal que irão gerar. Por exemplo, o broto do brócolos, tem mais nutrientes que o próprio brócolos em si! VÁRIAS VEZES MAIS NUTRITIVO! 
 Esta incrível comida VIVA! é tão fácil de incorporar em uma dieta bem equilibrada. A maneira mais simples é adicioná-los à sopas, saladas, batidos, sumos, sanduíches, molhos, patés, saltear com outros legumes, purés de fruta, iogurtes, omeletes, pizzas! Use a sua imaginação!  Há uma variedade enorme de sementes que se podem germinar com diferentes e maravilhosos sabores, texturas; mas sempre riquíssimos em nutrientes e enzimas. Use a sua imaginação!
Apesar de rebentos de alfafa, feijão mungo e trigo serem as variedades mais conhecidas, muitos outros tipos de brotos são prontamente disponíveis, incluindo todo o tipo de leguminosas como as diferentes variedade de feijões, grão de bico, lentilhas, ervilhas; os cereais como a quinoa, aveia, kamut, trigo sarraceno, centeio, cevada; e todas as aromáticas e hortículas como por exemplo rúcula, agriões,  brócolos, rábano negro, rabanetes, alho, cebola, couves, cenoura; até alguns frutos secos como sésamo (gergelin), girassol, pevides abóbora, amendoim, etc. Todas essas variedades individuais têm seus próprios sabores, texturas e benefícios nutricionais.
Os germinados são excelentes fontes de proteína e outros nutrientes essenciais. Por exemplo, um copo (100 gramas) de brotos de feijão mungo,  contêm a mesma quantidade de proteína que em 100 g de ovos. A proteína dos brotos são "completas" e na dose certa, podem substituir um pedaço de carnes. Brotos de ervilha contêm 3 vezes mais fósforo do que o espinafre, e mais de quatro vezes o potássio e niacina. Brotos de rabanete fornecem 40 vezes mais vitamina A do que o rabanete maduro.
Além de adicionar proteína e outros nutrientes para sua dieta, muitas variedades de couves contêm fito-químicos (substâncias protectoras presentes nos alimentos) que alguns estudos indicam proteger contra o aparecimento de doenças cardíacas e cancro. Rebentos de alfafa contêm níveis elevados de saponinas, que em estudos demonstram auxiliar na redução do colesterol
Muito também tem sido escrito sobre as propriedades dos germinados de brócolos, de 20 a 50 vezes a quantidade de fito-químicos no broto em relação ao presente na flor do brócolos maduro.
Cientistas estudaram os germinados durante séculos para compreender melhor os seus elevados níveis de fito-químicos e como eles contribuem para uma melhor saúde, da prevenção ao tratamento de doenças potencialmente fatais.
Para validar as reivindicações nutricionais dos germinados, grandes organizações como a National Institutes of Health, American Cancer Society e a Universidade Johns Hopkins, têm realizado estudos que exploram as várias variedades de brotos e suas propriedades nutricionais.
Dr. Paul Talalay, MD.
De acordo com Paul Talalay, MD, no NEWS American Cancer Society, "brotos de brócolos são muito melhores do que o brócolos maduro em flor e contém elevadas quantidade de uma enzima sulforafane, que ajuda a proteger as células e impede que os genes se transformem”. Um gene modificado é o primeiro passo para a formação do cancro e outras doenças degenerativas.
As descobertas do Dr. Talalay são consistentes com estudos epidemiológicos que mostraram que os brotos das sementes germinadas contêm quantidades significativas de vitaminas, principalmente de vitaminas A, C e D, potentes antioxidantes.
Germinados são amplamente reconhecidos pelos consumidores conscientes de nutrição e profissionais de saúde como uma “maravilha alimentar”.
Adicionar germinados é uma óptima maneira de trazer novos sabores e texturas às refeições todos os dias e aprimorar o valor nutricional da dieta de toda a família. Se estás a procura de maneiras simples de comer saudável, lembre-se que os germinados são uma maneira fácil para iniciar, com muito impacto em sua saúde!
Se desejar saber mais visite a bibliografia para aceder a alguns dos estudos sobre germinados (no final deste artigo).

GERMINADOS COM AMOR! NUTRIQUÂNTICA®, A NOVA ERA.
1.     Deixe as sementes (cerca de 3 colheres de sopa) de molho na água por 8 a 10 horas da noite para o dia, dentro de um frasco de vidro. Sugiro no lugar da tampa, cobrir a boca do frasco com um tule, organza ou tela presa com elástico, que permita a passagem do ar. 

  2 - 8. Pela manhã, escorra a água, lave bem as sementes com água corrente e deixe o frasco de lado inclinado com a boca virada para baixo para que o excesso de água possa escorrer  (boa ideia utilizar o escorredouro de loiça).

10 - 12. Repita a lavagem das sementes de manhã e à noite por 2 a 7 dias até que a semente comece a germinar ou seja, brotar (solta uma pequena raiz). Este é o sinal de que ela está pronta para se plantar ou comer! Lembre-se de sempre que lavar deixar a escorrer o excesso de água. Pode-se guardar em frigorífico por até 10 dias. Depois é só consumir!

Veja abaixo vídeo de uma naturista entusiasta na produção de germinados!
 


 Feito com amor! 
Eu sou Camila Alves Cardoso

BIBLIOGRAFIA
Hypertext version of the FDA's Dietary Guidelines for Americans (at USDA)
http://www.nalusda.gov/fnic/dga/dga95.html

Cancer Research Foundation of America
http://www.preventcancer.org/

American Institute for Cancer Research
http://www.aicr.org/

The Diet and Cancer Link
http://www.aicr.org/dietcan.htm

National Cancer Institute CancerNet
Info for health professionals, statistics, journals:
http://wwwicic.nci.nih.gov/health.htm
Info for patients and the general public
http://wwwicic.nci.nih.gov/patient.htm

Johns Hopkins Oncology Center
http://www.med.jhu.edu/cancerctr/


07 setembro 2012

O PODER DO ABACATE: O SUPERALIMENTO!

Aceda aqui a primeira matéria sobre o abacate: O ABACATE NA LUTA CONTRA A ANEMIA.
Viva! Voltamos a falar do abacate! Foi eleita a fruta mais anticancerígena de todas!

O abacate é o fruto comestível do abacateiro, uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada – incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira.

As suas propriedades destacam-se:

         1.        Alto teor de vitamina K:
A vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura que desempenha um papel crítico na coagulação do sangue, mas também contribui para a boa manutenção óssea. A vitamina K é necessária para a actividade completa da proteína osteocalcina (uma proteína óssea que promove a óptima deposição de matriz óssea. Estudos demonstram que idosos com baixo consumo de vitamina K, mostram menor qualidade de densidade óssea e um risco aumentado de osteoporose. As mulheres com maior ingestão de vitamina K têm um risco significativamente menor em desenvolver fratura de quadril (cerca de 30% menor), do que mulheres com menor ingestão de vitamina K. Os estudos em mulheres pós-menopáusicas têm demonstrado que o aumento na ingestão da vitamina K estão relacionadas em um aumento na formação óssea e diminuição da perda óssea. 

2. Fonte “quase exclusiva” de Ómega-9:
Gordura saudável, o Ómega-9 ou ácido oleico é um ácido gordo essencial, o qual participa do nosso metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese das hormonas.  
3. Neutralizam os radicais livres:
Contém beta sitosterol e o glutatião fitonutrientes que auxiliam na redução de doenças coronárias e possuem acção anti-envelhecimento e anticarcinogénica.
4.      Redução dos níveis de colesterol:
O beta sitosterol também auxilia na redução dos níveis de colesterol mau LDL e aumento do HDL.
5.       Rico em potentes antioxidantes:
Entre outros benefícios, protege dentes e gengivas por ser rico em vitaminas E, D e C.
6.      Excelente para memória e para o sangue:
Promove boa manutenção do sangue (previne e trata anemia) e o desenvolvimento saudável das células e tecidos, por ser rico em vitaminas A e do complexo B (principalmente folato) e sais minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo;
Aceda aqui a primeira matéria sobre o abacate na prevenção da anemia: O ABACATE NA LUTA CONTRA A ANEMIA.  
7. Rica em proteínas: cerca de 2 g para cada porção de 110 g.

Dicas na cozinha: pode ser servido isoladamente ou picado em saladas temperadas, como molhos temperado com ervas finas, sal e azeite ou como sobremesa, batido com sumos ou leite vegetal (coco, amendoa, arroz, aveia, espelta...) e agave ou mel e limão ou outro sumo doce como uva ou romã ou com Whey Protein.

                    Veja abaixo o vídeo do paté de atum + abacate durante o curso Nutrição da Nova Era  em Março de 2012.

Receita Paté de Atum com Abacate
Ingredientes:
1 abacate grande ou 3 pequenos (cerca de 250 g)
1 latas de atum ao natural (em água e sal sem óleo vegetal - se for em vidro ainda melhor!)
2 colheres de sopa de azeite extra virgem prensado à frio
Sal à gosto (preferencialmente integral).
Sumo de meio limão.
Opcional adicionar ervas aromáticas: orégãos, coentros, salsa, alho desidratado, azeitonas picadas ou piri-piri. Etc…
Preparo: misturar bem todos os ingredientes, amassar com garfo ou bater com a varinha.
Acompanhar tostas, pão integral ou saladas.

Feito com muito amor!

Muita luz, paz e amor no nosso caminho!
Eu sou Camila Alves Cardoso/ Método NutriQuântica®
Nutricionista 3623N & Terapeuta Quântica/ Holística
Telm.: 91 209 69 96 ∞ e-mail: novaera@live.com.pt