A anemia por deficiência de ferro, cujos principais sintomas são cansaço, falta de energia, pele pálida e unhas frágeis, ocorre principalmente quando o número de células dos glóbulos vermelhos, caem, pois o corpo não possui um nível adequado de ferro para as produzir.
Se a ferritina num teste sanguíneo apresentar valores baixos de stock de ferro, a conduta mais comum é a sugestão de reposição de suplementos de ferro por alguns meses. Porém algumas pessoas podem se sentir desconfortável com a suplementação de ferro, é possível que o aumento de ferro cause eventualmente mal-estar (alguns exemplos, fezes secas e escura, excesso de gases, dores de cabeça, entre outros).
Para atingir a boa reposição de ferro naturalmente, se for preferível, é sempre importante balancear a conduta alimentar com alimentos frescos e de boa qualidade, a garantir assim que a dieta forneça todos os nutrientes que seu corpo necessita e corte álcool, café e chá que podem atrapalhar o equilíbrio e absorção de ferro.
Na minha experiência posso sugerir uma das armas mais poderosas na luta pelo equilíbrio sanguíneo: o abacate. Comer um mínimo de 3 abacates por semana por 2 a 3 semanas. Atenção que nos casos de anemia por deficiência de ferro sugiro o acompanhamento médico e a confirmação do reequilíbrio através dos exames laboratoriais.
O abacate contém altos níveis de ómega-3 e vitamina E, nutrientes que são conhecidos pelos seus poderes protectores na luta preventiva contra o cancro, AVC, problemas cardiovasculares e ter potente acção anti-inflamatória. Entretanto é pouco comum aparecer na lista de alimentos ricos em ferro, por possuir doses modestas. Estudos liderados pelo Dr. Rath Research Institute na Califórnia apontam que a combinação de nutrientes do abacate é que forma um adequado sinergismo e que dramaticamente aumenta a absorção de ferro ingerido através da dieta normal e por também ser rico em vitamina B6, uma vitamina que trabalha a facilitar a formação de glóbulos vermelhos.
Aprenda a usar o abacate regularmente. Veja aqui algumas ideias:
- como substituto da maionese em patês e molhos: batido ou amassado com garfo + sal e azeite como tempero. Pode ainda adicionar ervas aromáticas como orégãos, coentros, salsa, cebolinho, manjericão (vira um pesto para massas!), alho, azeitonas, use o tempero de que mais gosta! Seja criativo!
- picado por cima das saladas;
- doce misturado com um pouco de agave ou mel e limão ao gosto;
- Em batidos ou como molho de salada de fruta trasnforma-se num iogurte caseiro maravilhoso! Exemplos com banana e cacau cru + agave, sumo de laranja e tâmaras, framboesas e mel...
Comece hoje mesmo a desfrutar destes benefícios!
Força!
Bibliografia:
LEIA MAIS SOBRE O ABACATE E OS SEUS VALORES NUTRICIONAIS COMO SUPERALIMENTO EM: http://nutriquanticanovaera.blogspot.pt/2012/09/o-poder-do-abacate-vol-2.html
Feito com muito amor!
Feito com muito amor!
Muita luz, paz e amor no nosso caminho!
Eu sou Camila Alves Cardoso/ Método NutriQuântica®
Nutricionista 3623N & Terapeuta Quântica/ Holística