7.9.12

O PODER DO ABACATE VOL 2

Aceda aqui a primeira matéria sobre o abacate: O ABACATE NA LUTA CONTRA A ANEMIA.
Viva! Voltamos a falar do abacate! Foi eleita a fruta mais anticancerígena de todas!

O abacate é o fruto comestível do abacateiro, uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada – incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira.

As suas propriedades destacam-se:

         1.        Alto teor de vitamina K:
A vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura que desempenha um papel crítico na coagulação do sangue, mas também contribui para a boa manutenção óssea. A vitamina K é necessária para a actividade completa da proteína osteocalcina (uma proteína óssea que promove a óptima deposição de matriz óssea. Estudos demonstram que idosos com baixo consumo de vitamina K, mostram menor qualidade de densidade óssea e um risco aumentado de osteoporose. As mulheres com maior ingestão de vitamina K têm um risco significativamente menor em desenvolver fratura de quadril (cerca de 30% menor), do que mulheres com menor ingestão de vitamina K. Os estudos em mulheres pós-menopáusicas têm demonstrado que o aumento na ingestão da vitamina K estão relacionadas em um aumento na formação óssea e diminuição da perda óssea.

2.       Fonte “quase exclusiva” de Ómega-9:
Gordura saudável, o Ómega-9 ou ácido oleico é um ácido gordo essencial, o qual participa do nosso metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese das hormonas.

3.       Neutralizam os radicais livres:
Contém beta sitosterol e o glutatião fitonutrientes que auxiliam na redução de doenças coronárias e possuem acção anti-envelhecimento e anticarcinogénica.

4.      Redução dos níveis de colesterol:
O beta sitosterol também auxilia na redução dos níveis de colesterol mau LDL e aumento do HDL.

5.       Rico em potentes antioxidantes:
Entre outros benefícios, protege dentes e gengivas por ser rico em vitaminas E, D e C.

6.      Excelente para memória e para o sangue:
Promove boa manutenção do sangue (previne e trata anemia) e o desenvolvimento saudável das células e tecidos, por ser rico em vitaminas A e do complexo B (principalmente folato) e sais minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo;
Aceda aqui a primeira matéria sobre o abacate na prevenção da anemia: O ABACATE NA LUTA CONTRA A ANEMIA.

7.       Rica em proteínas: cerca de 2 g para cada porção de 110 g.

ü Dicas na cozinha: pode ser servido isoladamente ou picado em saladas temperadas, como molhos temperado com ervas finas, sal e azeite ou como sobremesa, batido com leite e frutose ou com iogurte ou com Whey Protein ou amassado e servido com frutose ou mel e limão. Deve ser sempre consumido cru, pois quando cozido se torna amargo.

                    Veja abaixo o vídeo do paté de atum + abacate durante o curso Nutrição da Nova Era  em Março de 2012.

Receita Paté de Atum com Abacate
Ingredientes:
1 abacate grande ou 3 pequenos (cerca de 250 g)
2 latas de atum ao natural (em água e sal sem óleo vegetal)
2 colheres de sopa de azeite extra virgem prensado à frio
Sal à gosto (preferencialmente integral).
Opcional adicionar ervas aromáticas: orégãos, coentros, salsa, alho desidratado, azeitonas picadas ou piri-piri. Etc…
Preparo: misturar bem todos os ingredientes, amassar com garfo ou bater com a varinha.
Acompanhar tostas, pão integral ou saladas.