7.5.12

WHEY PROTEIN O VERDADEIRO LEITE: a proteína do futuro



Whey Protein é uma bebida saudável fonte de proteínas puras e de alta qualidade. É uma riquíssima fonte de aminoácidos essenciais requeridos diariamente pelo organismo. É derivada do leite de vaca (mesmo quem é alérgico ao leite pode consumir o Whey).
         
Já ouviu sobre um preparado a base de leite que tenha mais funções que o leite em si?
Aumentar o sistema imunitário, ajudar na regeneração óssea, produzir uma pele, cabelo e unhas com maior qualidade, são só alguns dos benefícios proporcionados pelo Whey Protein. Trata-se de uma excelente opção proteica para todas as idades, capaz de produzir muitos benefícios em diversas áreas da saúde.
O soro do leite, a base do Whey foi descoberto há mais de 40 anos, quando o “ranço aquoso” que sobrava da produção de queijos era adicionado à ração de porcos e que por conta da “nova dieta” tiveram gerações seguidas sem doenças como o cancro. A partir dai a curiosidade e os estudos com Whey Protein foram incessantes.
O leite comum, apesar de ser a bebida de preferência mundial, vem perdendo pontos nutritivos no seu processo de industrialização. A pasteurização, processo que eleva o leite à altas temperaturas, com o objectivo de afastar bactérias nocivas, consegue manter algumas propriedades como o teor de cálcio, porém compromete o perfil de aminoácidos, substâncias importantes na formação e no fornecimento de proteínas, mas que são sensíveis à altas temperaturas.
                   A proteína é a “matéria-prima” que constrói a vida, praticamente o “tijolo” do corpo, pois está presente em todas as estruturas e em quase todas as funções do corpo existe a necessidade de um tipo de proteína.
                        O Whey possui TODOS os aminoácidos essenciais para a formação das proteínas e em comparação com outros alimentos também fontes proteicas, possui o mais alto valor biológico, ou seja, sua proteína é totalmente absorvida, utilizada e retida pelo organismo. Nada se perde.
                   O soro do leite, a base do Whey, é preparado através de um delicado processo de seguidas microfiltragens, que eliminam toda a gordura, o colesterol e quase a totalidade da lactose, o açúcar do leite, conhecido por causar alergias, má digestão, excesso de fermentação e intolerâncias ao leite. Este processo além de preservar o cálcio e todo o perfil de aminoácidos essenciais, concentra substâncias únicas como a beta-lactoglobulina, a alfa-lactoalbumina (tipos de proteínas pouco encontradas na natureza) e o aminoácido triptofano, presente também no leite materno, com potentes benefícios incluindo a regulação do sono e a melhora do humor em estados de stress. Sim! O Whey deixa-nos de bom humor!
                        Sua composição é a única capaz de aumentar drasticamente os níveis de glutatião, o antioxidante universal do corpo que retarda a presença de doenças e o envelhecimento, além de ter uma acção fortíssima sob o sistema imunitário, incentivando-o a trabalhar. Por este motivo, torna-se um alimento de amplo uso terapêutico. Há diversos estudos a mostrar a contribuição do Whey no combate a infecções, doenças auto-imune, doenças relacionadas ao envelhecimento e à perda óssea. Como o Whey Protein promove o ganho de massa magra/ muscular, é também benéfico para idosos emagrecidos ou em estados degenerativos, crianças em desenvolvimento, atletas ou até mesmo para recuperar a flacidez corporal em regimes de emagrecimento (possui baixas calorias e alta concentração de nutrientes!), entre muitas outras condutas.
Antes de iniciar o consumo, no entanto, é importante notar as descrições de um bom produto. Existe uma grande variação de marcas e nem sempre encontramos um produto de qualidade. Um bom Whey deve ter grandes fracções de isolados do soro do leite e baixa concentração de hidratos de carbono ou açúcares. O Whey com o termo “concentrado” nos ingredientes, acaba por ter uma qualidade inferior.
O ideal é consultar um profissional qualificado a fim de saber a dosagem ideal, o melhor horário e as especificidades para cada pessoa. ATENÇÃO: pessoas com problemas renais devem evitar consumir complementos de proteínas.
                   Veja algumas curiosidades sobre o Whey.        
ü    É possível obter Whey Protein apenas pela ingestão de leite? O leite puro possui apenas 1% de Whey Protein. Para a obtenção total dos benefícios do Whey Protein é necessário consumir um produto de alta concentração e qualidade, como o Whey Protein com altas fracções de isolado do soro do leite Este tipo de Whey puro 100% isolado, é isento de gorduras e lactose, facilmente tolerado por quem normalmente é intolerante ao leite.
ü    O Whey Protein pode ser ingerido por gestantes e crianças? O Whey Protein possui proteínas completas de alta qualidade e pode ser aceite como fonte proteica para gestantes e crianças saudáveis. O segundo componente mais abundante no Whey Protein é a alfa-lactoalbumina, uma das proteínas que mais se assemelha ao leite materno. As fórmulas infantis com frequência incluem o Whey Protein em suas composições, principalmente as especiais para bebés imaturos.
ü     ATENÇÃO: existem muitas marcas no mercado, duvide das muito baratas (Whey de baixa qualidade) ou com muitas misturas de proteínas (blend). Importantíssimo antes de tomar Whey Protein, consultar seu médico ou nutricionista para saber qual o produto e a quantidade mais adequada.

Veja aqui algumas das melhores marcas do mundo:
OBS: a compra através do sites: http://www.prozis.com/pt  e http://www.lef.org/ é totalmente segura. Veja alguns das melhores marcas do mundo:




ENHANCED LIFE EXTENSION PROTEIN – Life Extension Foudation





VP2 - AST





ISOPURE – Nature´s Best






PLATINUM  HYDRO WHEY – Optimum Nutrition



      Veja abaixo alguns links com alguns dos estudos que confirmam os benefícios do whey protein à saúde e/ou o consumo de glutatião (presente no Whey):

Scientific Abstracts: Comprehensive Nutrient Review: Glutathione Research Abstracts:

Scientific Abstracts: LE Magazine, March 2006 - Abstracts: Vitamin D, Cherries, Tissue Regeneration and Whey Protein:

Scientific Abstracts: Cancer Adjuvant Therapy - Abstracts : Online Reference for Health Concerns:

Scientific Abstracts: Catabolic Wasting - Abstracts : Online Reference for Health Concerns:

Scientific Abstracts: Immune Enhancement - Abstracts : Online Reference for Health Concerns:

Referências bibliográficas:

Web:


Livros:
Ø     Ward, Lorens S. Ph.D – Nutrition and Food Science: Whey Proteins – Na Introdution to Whey protein manufacture and a supplement that decreases body fat and increases muscle mass.
Ø     Icon Health Publications: Whey Protein - A Medical Dictionary, Bibliography, and Annotated Research Guide to Internet References.
Ø     Charles OnwulataPeter Huth: Whey Processing, Functionality and Health Benefits, ed. John Wiley & Sons, 2009.